O sinal de Wi-Fi da sua casa ou escritório está fraco? Saiba que algumas situações interferem na recepção do sinal. Confira essas dicas para melhorar o sinal do Wi-fi em casa.
Nada mais frustrante do que perder o sinal de Wi-fi durante alguma reunião ou ficar com o sinal de internet oscilando durante o dia. Seja para trabalhar, estudar ou se divertir, ter uma boa internet é fundamental para manter as atividades em dia.
Antes de trazer algumas dicas, é importante destacar que o sinal de Wi-fi não deve ser confundido com a qualidade da internet oferecida pelo provedor. Muitas vezes a internet chega com alta qualidade via fibra óptica até o roteador, mas internamente essa internet não é bem distribuída. Por isso, antes de abrir um suporte com seu provedor e pedir uma melhora na entrega, confira essas informações.
Como melhorar o sinal do Wi-fi da sua casa?
1. Troque a posição do modem
Antes de trocar o seu modem, verifique a posição em que ele está. Normalmente, as pessoas costumam deixá-los em um local muito baixo ou a antena pode estar apontada para uma parede. Assim, o sinal realmente ficará fraco.
Para evitar isso, tente sempre deixar o modem em um ponto central da casa, de preferência, em um local que o receptor não sofra tanta interferência, como portas e janelas. Coloque-o também longe de objetos que atrapalhem a propagação do sinal, como espelhos, aquários e objetos de metal.
Sabe quando uma pedra cai na água e seu impacto cria ondas que se espalham de forma circular? É exatamente dessa forma que o sinal da rede Wi-Fi é propagado em sua casa: de forma circular e em todas as direções. Por isso, quanto menos barreira as ondas encontrarem, melhor será a receptividade dos aparelhos.
2. Confira o número de aparelhos conectados
Outro ponto que impacta na qualidade do sinal do Wi-fi é a quantidade de dispositivos conectados. Afinal, de nada adianta receber muitos megas se é preciso reparti-los para 5 ou mais aparelhos.
Dessa forma, tente desconectar os aparelhos que não estiverem em uso. Caso os acessos sejam realmente necessários, a melhor opção é optar por um contrato que ofereça mais banda larga ou optar por um modelo que tenha menos perda, como ocorre com a fibra óptica.
3. Utilize a frequência certa no roteador para melhorar o sinal do Wi-Fi
Outra dica para melhorar a qualidade do sinal de Wi-fi é utilizar a frequência correta. Atualmente, a maioria dos roteadores oferecem a função dual-band, que transmite o sinal tanto em 2,4GHz quanto em 5GHz. A frequência de 5 GHz é mais veloz e possui até 23 canais de transmissão. Assim, dificilmente outro aparelho que também utiliza ondas de rádio vai interferir na qualidade do sinal. Contudo, a frequência de 5 GHz não é tão boa em atravessar paredes ou outros obstáculos.
A frequência de 2,4 GHz consegue atingir distâncias maiores ou ambientes com mais divisões, mas ela troca uma quantidade de dados bem menor, o que acaba impactando na rapidez da conexão. Além disso, nessa frequência, o roteador fica mais sujeito a interferências de micro-ondas, portões automáticos e telefones.
Por fim, veja se os dispositivos que você usa, como o seu celular e a sua TV, apresentam também uma tecnologia Wi-Fi mais moderna, que ajudará numa navegação mais veloz e estável. Afinal de contas, de nada adianta o roteador Wi-Fi com a melhor performance do mercado se seus dispositivos não tiverem tecnologia compatível para aproveitar tudo isso.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Aprendeu de fato com as dicas para melhorar o sinal do Wi-fi da sua casa?
Aproveite e siga-nos no Instagram, LinkedIn e Facebook e não perca nenhuma novidade.
Produzido e revisado por: Me Ajuda Cleo – Soluções em Marketing Digital