Contrato de Prestação de Serviços de Conexão a internet e serviços de comunicação Multimídia
Como usar o Wi-Fi de forma segura?
Para ter uma rede segura, alguns cuidados precisam ser adotados:
Utilizar senhas fortes, mais elaboradas e com elementos que dificultem a descoberta. Evitem combinacões facéis, como data de aniversário, sobrenome, placa de carro.
Troque as senhas com frequência, isso evita que as palavras chaves sejam hacheada.
Evite wi-fi público, estas conexão não estão seguras, prinicipalmente para realizar pagamentos ou acessar dados confidenciais de contas e cartões de crédito
Como saber se tem alguém usando o seu Wi-Fi?
Para verificar se existe alguém conectado a sua rede wi-fi, o ideal é fazer acesso as configurações do roteador (via navegador de internet / aplicativos via celular) ou através de software especializados. Nesses casos tem que ser verificado o roteador instalado e buscar o passo a passo de acesso ao equipamento disponibilizado ppelo fabricante.
Colocar o roteador no alto melhora o sinal?
Os produtos wi-fi residenciais geralmente usam antenas omnidirecionais( irradiam o sinal horizontalmente ao seu redor, mas são fracas verticalmente). Instalar em locais mais altos é a melhor solução para aproveitar melhor a transmissão dessas antenas e evita também obstaculos que podem refletir e absorver os sinais wi-fi, criando uma zona de sombra.
Posso usar vários roteadores para melhorar o sinal?
Podemos utilizar mais de um roteador como repetidor, colocando-o nos pontos da casa em que o sinal estiver fraco. Nem sempre o roteador Wi-Fi consegue abranger todo o local desejado, prejudicando downloads, streaming de videos e demais recursos online. O repetidor irá expandir essa cobertura Wi-fi.
Qual banda devo usar: 2,4 GHz ou 5 GHz?
Existem roteadores que transmitem em ambas as bandas ao mesmo tempo, oferecendo-nos a faixa da banda de 2,4 GHz e a potência de 5 GHz. A maior parte dos dispositivos utiliza a faixa ISM, que corresponde à frequência de 2.4 GHz. Ela é do tipo “aberta”, ou seja, pode ser utilizada por qualquer aparelho. Porém, ela tem as suas limitações: os dispositivos com conexão via faixa 2.4 GHz podem causar interferências uns nos outros. Além disso, o alcance também é menor.
Já a faixa de 5 GHz está menos sujeita a interferências, pois oferece banda maior, permitindo que até 20 dispositivos se conectem simultaneamente sem maiores problemas. Essa é a melhor escolha para locais com muitas pessoas, como escritórios, ou residências conectadas com diversos dispositivos ligados à internet.